Make your own free website on Tripod.com


CARNAVAL

    O Afoxé oyá Alaxé, aprofunda-se nas contribuições prestadas e herdadas pelos nossos antepassados, graças a eles nossa rítmica oferece tão múltiplos aspectos. As expressões e os orins (toadas) são na maioria em dialeto nagô ou Iorubá, enriquecendo o nosso léxico, que segundo grandes estudiosos e cultuadores das tradições e religiões de matriz africana no Brasil (como os Ilustres Alapini, Babá André Correia, Síkírù Sàlámì, Jorge Carvalho e Olúmúyiwá A. Adékóyà) pecreceberam um alto nível de fidelidade nas tradições orais do que em algumas versões escritas por afro-descendentes do candomblé Nagô, devido a imperfeições ortográficas em português.

     No carnaval, desfilamos em cortejos pelas ruas históricas de Recife e Olinda ou em nossas apresentações em palco, um elaborado repertório com bastante pesquisa e originalidade nos ritmos e músicas executadas, mostrando a realidade mais próxima dos nossos terreiros saudando a todos os Orixás e a Olorun (Deus Supremo dos Nagôs), valendo ressaltar que a maioria dos afoxés saúdam os Orixás que lhe representa, cantamos, também, a resistência, a história e a beleza do nosso povo negro em composições próprias. Esta é a mensagem de paz do nosso carnaval.

     Estamos preparados para realizar um CARNAVAL na sua cidade em qualquer período do ano e levarmos à vocês toda a riqueza musical que influencia a musicalidade brasileira.

     Qualquer pessoa poderá participar do nosso carnaval aqui em Pernambuco, basta apenas se inscrever nas nossas oficinas, que realizamos todos os anos a partir de setembro (oficina-curso) ou em janeiro (oficina intensiva), tornando-se um amigo associado ou, ainda, entrando em contato conosco para adquirir o nosso figurino carnavalesco.